AS CARTAS PAULINAS [PARTE 9] 2a TESSALONICENSES


Categoria: Acervo
Imagem: Apóstolo Paulo escrevendo uma carta - Catholic Outlook
Publicado: 04 de Dezembro de 2010, Segunda Feira, 19h47

2a Tessalonicenses
Mas eu pensei que ele tivesse dito…“, “Estou certo de que ele quis dizer…“, “Ficou claro para mim que nós deveríamos…“, “Eu discordo. Penso que devemos…“.

A comunicação efetiva é difícil; podemos observar freqüentemente que a mensagem enviada não é a mensagem recebida em casa, no mercado, no bairro, ou na igreja. Mesmo quando declarada ou escrita claramente, as palavras podem ser mal interpretadas e mal compreendidas, especialmente quando filtradas através da peneira dos preconceitos.

Paulo enfrentou este problema com os tessalonicenses. Ele lhes havia escrito anteriormente com a finalidade de ajudá-los a crescer na fé, confortando-os e encorajando-os, afirmando a realidade da volta de Cristo. Apenas alguns meses mais tarde, porém, o apóstolo recebeu uma notícia vinda de Tessalônica de que alguns haviam entendido mal o seu ensino a respeito da segunda vinda de Cristo. Seu anúncio de que Cristo poderia voltar a qualquer momento fez com que alguns parassem de trabalhar e passassem apenas a esperar, procurando, no ensino de Paulo, justificativas para a ociosidade. A contínua perseguição sofrida pela Igreja adicionava combustível a esta fogueira. Muitos achavam que este deveria ser realmente o “Dia do Senhor”.

Agindo rápido, Paulo enviou uma segunda carta a esta jovem igreja. Nela, o apóstolo deu instruções adicionais com relação à segunda vinda e ao Dia do Senhor (2.1,2). Esta segunda carta, portanto, dá prosseguimento ao assunto abordada em 1a Tessalonicenses, e é um chamado a uma vida de coragem contínua e a uma conduta coerente.

Esta carta começa com a marca registrada de Paulo – uma saudação pessoal e uma declaração de ações de graça pela fé de seus leitores (1.1-3). Menciona a perseverança que os tessalonicenses estavam demonstrando, apesar da perseguição e das tribulações (1.4), e usa esta situação para introduzir o tema da volta de Cristo. Nesse tempo, Cristo tomará para sí os justos que perseveram, e castigará os ímpios (1.5-12).

Paulo passa, então, a responder diretamente às dúvidas que surgiram devido ao mal-entendido relacionado as datas dos acontecimentos do final dos tempos. Ele lhes diz para não darem ouvidos aos rumores e boatos de que o Dia do Senhor já começou (2.12), porque vários eventos devem ocorrer antes que Cristo volte (2.3-12). Enquanto isso, deveriam permanecer firmes na verdade de Cristo (2.13-15), receber encorajamento e esperança da parte de Deus (2.16,17), orar pedindo forças e para que a mensagem do Senhor pudesse se propagar (3.1-5), e advertir aqueles que estavam ociosos (3.6-15). Paulo termina com saudações pessoais e uma benção (3.16-18).

Quase dois mil anos mais tarde, estamos muito mais próximos do tempo da volta de Cristo, mas também estaríamos errados em ver seu aparecimento iminente como uma desculpa para uma espera ociosa e contemplativa do céu. Estar preparado para a sua vinda significa divulgar o evangelho, alcançar os que estão necessitados e edificar a igreja, o corpo de Cristo. Ao ler 2a Tessalonicenses, observe atentamente a realidade da volta do Senhor e sua responsabilidade de viver para Ele até aquele dia.

Informações Essenciais
Propósito – Esclarecer a confusão de alguns crentes de Tessalônica a respeito da segunda vinda de Cristo.

Autor – Paulo.

Destinatários – A Igreja em Tessalônica e os cristãos de todo o mundo.

Data – Aproximadamente 51 ou 52 d.C., alguns meses depois de 1a Tessalonicenses. Foi escrita em Corinto.

Panorama – Muitos na igreja estavam confusos sobre quando ocorreria a volta de Cristo. Devido ao aumento da perseguição, estes crentes pensavam que o Dia do Senhor devia ser iminente, e interpretaram a primeira carta de Paulo como uma afirmação de que a segunda vinda de Cristo aconteceria a qualquer momento. Levando em conta este engano, muitos persistiram em permanecer ociosos, vivendo desordenadamente, alegando estarem à espera da volta de Cristo.

Versículo Chave – “Ora, o Senhor encaminhe o vosso coração na caridade de Deus e na paciência de Cristo” (3.5).

Pessoas Chave – Paulo, Silas e Timóteo.

Lugares Chave – Tessalônica.

Características Particulares – Esta é uma carta que sucede 1a Tessalonicenses. Nela, Paulo indica vários acontecimentos que devem preceder a segunda vinda de Cristo.

 

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Almeida Revista e Corrigida, CPAD.


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008