COMO PODEMOS ELIMINAR ALGUMAS APARENTES CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA, COMO A QUE EXISTE ENTRE PAULO E TIAGO ACERCA DA JUSTIFICAÇÃO?


Categoria: Acervo
Imagem: Old Bible - Imagem Dreamstime
Publicado: 17 de Junho de 2009, Quarta Feira, 00h30

Meu caro leitor, considerando o desígnio da passagem bíblica, desaparecem as aparentes contradições. Paulo diz que o homem é justificado pela fé sem as obras, e Tiago afirma que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. Como eliminar tal aparente contradição? Levando em conta o desígnio diferente que levam as cartas de um e de outro, Romanos 3.28 e Tiago 2.24.

Paulo combate e refuta o erro dos que confiavam nas obras da lei mosaica como meio de justificação, rechaçando a fé em Cristo. Tiago, por sua vez, combate o erro de alguns desordenados que se contentavam com uma fé imaginária, descuidando e rechaçando as boas obras. Daí que Paulo trata da justificação do homem diante de Deus, enquanto Tiago se ocupa da justificação da fé diante dos homens. Em outras palavras, Tiago procurou esclarecer que a fé salvadora se demonstra mediante boas obras.

O ato de ser justificado o homem criminoso à vista de Deus realiza-se tão somente pela fé no sacrifício de Cristo pelo pecado e sem as obras da Lei; porém, o ser justificado à vista do mundo, ou da igreja, realiza-se mediante obras palpáveis e “não somente pela fé”, que é invisível. “Mostre-me a sua fé sem obras”, desafia Tiago. Tal a exigência, também, das cartas de Paulo. Vemos, pois, que as pessoas são justificadas diante de Deus mediante a fé, e a nossa fé é justificada diante dos homens mediante as obras. Assim, concordam perfeitamente os dois apóstolos.

 

Fonte: 201 Respostas, Para o Seu Enriquecimento Espiritual e Cultural, Abraão de Almeida, CPAD.


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008