ISAAC WATTS (1674-1748)


Categoria: Biografias
Imagem: Isaac Watts - Poetry Foundation
Publicado: 10 de Agosto de 2014, Domingo, 17h13

Nasceu no dia 17 de Julho de 1674 em Southampton, Inglaterra e morreu no dia 25 de Novembro de 1748 em Stoke Newington, Inglaterra. Está enterrado no cemitério Bunhill Fields em Londres, Inglaterra. Próximo do seu túmulo também se encontram os restos mortais de John Bunyan, Joseph Hart, John Rippon e William Shrubsole.

O pai de Watts era um Não-Conformista e que foi preso duas vezes em razão dos seus pontos de vista em relação à religião. Isaac aprendeu Greco, Latin e Hebráico com Mr. Pinhorn, reitor de All Saints e mestre da Escola Gramatical em Southampton. O dom para a composição de versos já se mostrou muito cedo na vida de Isaac, tanto que seu talento fez com que um doutor local e alguns amigos oferecessem uma oportunidade para ele na Universidade achando que possivelmente ocuparia um cargo na Igreja da Inglaterra. Entretanto, Isaac não aceitou a proposta e ingressou na Academia Não-Conformista de Stoke Newington em 1690, sob os cuidados de Thomas Rowe, pastor da Congregação Independente em Girdlers’ Hall. Em 1693 ele se filiou a esta Congregação.

Com 20 anos de idade concluiu o curso na Academia e ficou em casa por dois anos. Foi durante este período de tempo que escreveu o conteúdo do “Hymns and Spiritual Songs” (Hinos e Cânticos Espirituais). Esses cantos foram entoados a partir dos seus manuscritos na capela de Southampton publicados entre 1707 e 1709.

Os seis anos que se seguiram, Isaac esteve novamente em Stoke Newington onde atuou como tutor do filho de um eminente puritano chamado John Hartopp. Os intensos estudos deste período estão refletidos no material teológico e filosófico que foi publicado em seguida.

Watts pregou seu primeiro sermão aos 14 anos de idade. Nos três anos seguintes continuou pregando com frequência. Em 1702 foi consagrado pastor da Congregação Independente de Mark Lane. Foi nesse tempo que mudou-se para a casa de Mr. Hollis. Sua saúde começou a apresentar problemas logo no ano seguinte, por isso, Samuel Price foi indicado para ser seu assistente no ministério. Em 1712 uma forte febre abalou profundamente seu organismo, exigindo que Price assumisse a função de co-pastor da congregação, que já tinha se mudado para um novo templo na Rua Bury. Foi nessa época que Sir Thomas Abney o convidou para que morasse com ele. Passou a morar com o Sr. Abney (e posteriormente com a viúva Abney) o resto da sua vida, principalmente em Theobalds, Hertfordshire e posteriormente, por um período de 13 anos, em Stoke Newington.

Em 1728 a the University of Edinburgh concedeu a Isaac Watts o título de Doutor em Divindade.

Suas obras incluem:

-Speculations on the Human Nature of the Logos
-Horæ Lyricae, 1706-1709
-Hymns and Spiritual Songs, 1707-9
-The Divine and Moral Songs for the Use of Children, 1715
-The Psalms of David Imitated in the Language of the New Testament (London: J. Clark, 1719) Sermons, 1721-1727
-Reliquiae Juveniles: Miscellaneous Thoughts in Prose and Verse, on Natural, Moral, and
-Divine Subjects (London: 1734)
-Remnants of Time (London: 1736)
-The Improvement of the Mind, 1741
-Logic
-The World to Come, 1745
-Catechisms, Scripture History, 1732.

 

Fonte: Harpa Digital


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008