[FÁBIO JEFFERSON] MARTINHO LUTERO ERA MULHERENGO? [PARTE 2]


Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Imagem meramente ilustrativa - Owlcation
Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 15h00

Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)

Queimo com mil chamas em minha incontrolável carne: sinto-me levado a mulheres que beiram a loucura. Eu que deveria ferver em Espírito, somente fervo em impurezas.

Table Talk

Citações como estas foram utilizadas pelos católicos romanos para provar que Martinho Lutero “foi consumido pelas chamas da luxúria carnal” (Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero, p. 318). O Historiador católico Heinrich Denifle usaria declarações como esta para provar que Lutero inventou a doutrina da justificação para desculpar sua imoralidade.

Patrick O’Hare cita esta frase semelhante a seguir:

“Que ele foi consumido pelo fogo da luxúria carnal, ele admite a si mesmo. Mesmo quando Comprometido, como relacionado em outro lugar, na tradução da Bíblia, Lutero, no ano de 1521, enquanto vivia em Wartburgo, para que deste lugar o ‘corajoso apóstolo’ fugiu, sob o disfarce de um escudeiro no país e viveu sob um nome falso, escreveu ao seu amigo Melanchthon a dizer-lhe: ‘Eu me sento aqui na ociosidade e oro, infelizmente, pouco, e suspiro não para a Igreja de Deus, muito mais eu que sou consumido pelo fogo da minha carne desenfreada em uma palavra. Eu, que devo queimar do espírito, sou consumido pela carne e pela lascívia’.”

De wette 2.22

Bom, gostaria de afirmar que, não me lembro de quaisquer declarações autênticas de Lutero em que ele se sentiu ligado e dominado por um desejo insaciável, lascivo para as mulheres, ou um ódio amargo para as mulheres.

Curiosamente, esta citação semelhante tem um contexto existente. É de uma carta a Philip Melanchthon, a partir de Wartburgo, 13 de julho de 1521. Aqui está a seção relevante:

“Sua carta me desagradou por dois motivos: em primeiro lugar, porque eu vejo que você carrega sua cruz com impaciência, dão muito jeito para as afeições, e obedece a ternura de sua natureza; e, por outro, porque você elevar-me muito alto, (…). Esta alta opinião de vocês me confunde, (…) quando eu me vejo insensível, endurecido, afundado na ociosidade; sofrimento! Raramente em oração, e não ventilar um gemido sobre a igreja de Deus. O que posso dizer? Minha carne achavam subjugadas me arde com um fogo devorador. Em suma, eu que era para ter sido consumido com o espírito, estou devorado pela carne, pelo luxo, indolência , ociosidade, sonolência. Será que Deus se afastou de mim, porque você já não ora por mim? Você deve tomar o meu lugar; você, mais rico em dons de Deus, e mais aceitável à sua vista. Aqui está uma semana escapuliu desde que eu coloque a caneta no papel, desde que eu tenho orado ou estudado, tanto vexado por preocupações carnais, ou por outras tentações. Se as coisas não vão melhor, vou para Erfurt sem qualquer tentativa de dissimulação, pois devo consultar os médicos ou cirurgiões.”

Link: https://archive.org/stream/array00mich/array00mich_djvu.txt&usg=ALkJrhj198U6Ix0tDkzVrTkLGk4wbPgXZA

Tradução alternativa:

Sua carta me desagradou, por duas razões: Primeiro, eu percebo que você carrega a cruz muito impaciente; você dá muito para suas emoções e como é o seu jeito que você é simplesmente muito gentil. Em segundo lugar, você me exalta tanto. Você erra tremendamente em atribuir uma importância tão grande para mim, como se eu fosse muito preocupado com o caso de Deus. Sua opinião elevada de me envergonhar e torturar, uma vez que, infelizmente, eu me sento aqui como um tolo e endurecido em lazer, rezo pouco, não suspiro para a igreja de Deus, ainda queimam em um grande incêndio do meu corpo indomável. Em suma eu deveria ser fervoroso de espírito, mas estou ardente na carne, na luxúria, a preguiça, lazer e sonolência. Eu não sei se Deus se desviou de mim desde que todos vocês não oram por mim. Você já está me substituindo; por causa dos presentes que você tem de Deus, de ter atingido maior autoridade e popularidade do que eu tinha. Oito dias já se passaram em que eu não tenho nada, em que eu não tenho orado ou estudado por escrito; isso é em parte por causa das tentações da carne, em parte porque eu sou torturado por outros encargos. Se essa coisa não melhorar, vou ir diretamente para Erfurt e não incógnito. Lá você vai ver-me, ou eu, pois eu devo consultar os médicos ou cirurgiões. É impossível que eu suporte este mal por mais tempo; é mais fácil de aguentar dez grandes feridas que este pequeno sinal de uma lesão. Talvez o Senhor me oprime por isso, para me empurrar para fora desta ermida em público.

LW 48:256

A partir do contexto acima, podemos ver que Martinho Lutero não foi “consumido pelo fogo da luxúria carnal”, como Pai O’Hare estadista que é afirma, Lutero não estava sonhando com vinho, mulheres e música enquanto se escondia em Wartburgo. Isso mostra uma falta de qualquer investigação profunda sobre a história de Martinho Lutero.

Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/

 

Tradução: Fábio Jefferson


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008