[FÁBIO JEFFERSON] MOISÉS E LUTERO [PARTE 1]


Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Moisés e Lutero - Protestantismo.com.br
Publicado: 17 de Novembro de 2015, Terça Feira, 00h00

Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)

“Temos de eliminar o Decálogo [Dez Mandamentos] fora da vista e do coração.”

Uma acusação comum contra Martinho Lutero é que este desprezou a lei do Velho Testamento. Nunca se deve temer um contexto com Lutero. A maioria das vezes, o que parece tão horrível realmente não é. Se você se deparar com estas citações, a fonte provável é de Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987).

Provável Fonte: Martinho Lutero, conforme citado por Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311. Esta citação é provavelmente a partir do Comentário de Lutero sobre João. O Ponto de Martinho Lutero é ouvir Cristo e seu evangelho apenas como o caminho da salvação. Martinho Lutero comentando João 14:10 diz:

“‘João 14:10. Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.’ Como eu disse, é o propósito destas palavras para impressionar e tocar em nós este artigo chefe. Quando a relação do homem com Deus nem a verificação da vontade de Deus está envolvido, estamos a aprender a descartar tudo o mais da nossa vista e do coração, o que quer que pode ser ensinada e pregada, mesmo na Lei de Moisés, e ainda mais tudo o que procede da razão humana e imaginação. Temos de aprender uma coisa: ter uma concepção clara de Cristo e deixar que nada nos tentam longe deste ou nos desviará do caminho, seja ele um bom trabalho ou um mal, uma boa vida ou uma vida má, santidade ou pecado. Este é o conhecimento em que St. João, um evangelista excepcional no que diz respeito a este tema, e St. Paulo instruem mais do que os outros fazem. Eles se juntam e se ligam Cristo e o Pai tão firmemente juntos que aprendemos a pensar em Deus como só em Cristo. Assim que ouvimos a menção do nome de Deus, ou da sua vontade, Suas obras, Sua graça, ou seu desagrado, não devemos julgar estes como a voz do nosso coração ou a sabedoria do homem pode discorrer sobre eles, ou que a lei sugerir para nós; Mas devemos aninhar e abraçar na volta de Cristo, como filhos amados no colo de sua mãe ou em seus braços, e fechar nossos olhos e ouvidos para tudo, mas Ele e as Suas palavras. Ou devemos vê-Lo como o Salvador fiel, que derrama o seu sangue tão ricamente na cruz, sobe novamente, subjuga o diabo e o inferno, pisa a morte sob os pés, proclama isso para você pessoalmente e através dos apóstolos, e os subsídios por tudo isso para você. Assim, Ele afirma que abundantemente Ele abriga nenhuma raiva ou desagrado em sua direção, mas faz de tudo para ajudar e confortar você, tudo o que Ele deve e pode fazer, mas se você acreditar e aceitar esta”.

LW 24:64
  1. “Nós não temos nenhum desejo seja para ver ou ouvir a Moisés.”

Provável Fonte: Martinho Lutero, conforme citado por Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 202. Esta citação vem provavelmente de um tratado de Lutero contra os profetas celestiais em matéria de Imagens e sacramentos. É uma escrita contra o ex-colega de Lutero, Andreas von Karlstadt Bodenstein que se juntou com facções radicais dos anabatistas. Quando Lutero não apoiava a extirparção violenta de Karlstadt de todas as imagens, Karlstadt acusou Lutero de desobedecer a lei de Deus dada por Moisés: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança …” Martinho Lutero respondeu assinalando que Karlstadt havia entendido mal a sua posição, assim como Moisés mal interpretado.. Lutero, bem aquecido diz: “Agora, então, vamos chegar ao fundo de tudo isso e dizer que estes professores do pecado e profetas mosaico não são para nos confundir com Moisés. Nós não queremos ver ou ouvir Moisés. Como você gosta que, meus queridos rebeldes? Dizemos também que todos esses professores mosaico negam o evangelho, banem Cristo, e anulam todo o Novo Testamento. Agora eu falo como um cristão para os cristãos. Porque Moisés é dado ao povo judeu por si só, e não diz respeito a nós, gentios e cristãos. Nós temos o nosso evangelho e do Novo Testamento. Se eles podem provar a partir deles que as imagens devem ser postos de lado, teremos o prazer de segui-los. Se, no entanto, por meio de Moisés faria nós, judeus, não vamos suportar isso” [Fonte: LW 40:91].

Os “professores do pecado e do Mosaico profetas” são Karlstadt e os anabatistas. Lutero tinha visto essas pessoas como negam o evangelho e impõem a lei sobre as pessoas. Os editores das obras de Martinho Lutero tem incluído uma excelente visão geral da opinião de Lutero em Moisés: “Qualquer um que, como os entusiastas, erige lei mosaica como um requisito bíblico-divino faz lesão à pregação de Cristo. Assim como os judaizantes de idade, que teria exigido a circuncisão como um requisito inicial, assim também os entusiastas e radicais desta época posterior não ver que Cristo é o fim da lei mosaica. Para todas as estipulações da referida lei, na medida em que vão além da lei natural, foram abolidos por Cristo. Os Dez Mandamentos são vinculativas para todos os homens apenas na medida em que eles são implantados em todos por natureza. Neste sentido Lutero declarou que “Moisés está morto” [Fonte: LW 35: 158].

  1. “Se permitirmos que a eles – Mandamentos – qualquer influência em nossa consciência, eles se tornam a capa de todos os maus, heresias e blasfêmias.”

Provável Fonte: Lutero conforme citado por Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311.

Esta citação é de Gálatas, Comentário de Lutero:

A partir desta você deve aprender, portanto, falar mais com desprezo sobre a legislação em matéria de justificação, seguindo o exemplo do apóstolo, que chama a Lei os elementos do mundo”, “tradições que matam”, “o poder do pecado”, e assim por diante. Se você permitir que a Lei de dominar em sua consciência ao invés de graça, então quando chega a hora para você conquistar o pecado e a morte diante dos olhos de Deus, a lei nada mais é que a escória de todos os males, heresias e blasfêmias; para tudo o que faz é aumentar o pecado, acusar, assustar, ameaçar com a morte, e divulgar a Deus como um juiz irado que condena os pecadores” [Fonte: LW 26: 365]. Patrick O’Hare está envolvido em um processo de citação seletiva falaciosa. Martinho Lutero está aqui falando com uma distinção lei / evangelho no que diz respeito à justificação. Apenas um parágrafo mais tarde Lutero diz: “Para além da questão da justificação, por outro lado, que, como Paulo, deve pensar reverentemente da Lei. Nós devemos dotá-lo com os mais altos louvores e chamá-lo santo, justo, bom, espiritual, divino, etc.” [Fonte: LW 26: 365].

  1. “Se Moisés deve tentar intimidá-lo com seus estúpidos Dez Mandamentos, diga-lhe para a direita fora: persegui-se para os judeus.”

Ou: “Se Moisés tentar intimidar-vos com os seus estúpidos Dez Mandamentos, dizei-lhe imediatamente: Suma-se daqui para os judeus!

Provável Fonte: Lutero conforme citado por Patrick O’Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311.

Esta citação é do tratado de 1525 Como cristãos devem encarar Moisés. Lutero diz: “Agora, se alguém confronta com Moisés e os seus mandamentos, e quer obrigar você a mantê-los, simplesmente responde: ‘Vá para os judeus com seu Moisés; Eu não sou judeu. Não me envolve com Moisés. Se eu aceitar Moisés em um aspecto (Paulo diz aos Gálatas capítulo 5: 3), então eu sou obrigado a manter toda a lei’. Porque não um pouco período em Moisés pertence a nós.” [Fonte: LW 35: 165].

Os editores das Obras de Lutero explicam: “Como é a Palavra de Deus, e como é a lei de Moisés? Como a Palavra de Deus e a lei se relacionam entre si? Aqui Lutero faz, por vezes, as declarações mais contrárias. Por um lado, “Moisés” é completamente abolido: “Que os senhores [de hoje] governou de acordo com o exemplo de Moisés”. “Moisés não pertence a nós.” Por outro lado ouvimos Lutero manifestando o desejo de “que [de hoje] senhores governado de acordo com o exemplo de Moisés.” Qualquer um que como os entusiastas, erige lei mosaica como um requisito bíblico-divino faz lesão à pregação de Cristo. Assim como os judaizantes de idade, que teria exigido a circuncisão como um requisito inicial, assim também os entusiastas e radicais desta época posterior não ver que Cristo é o fim da lei mosaica. Para todas as estipulações da referida lei, na medida em que vão além da lei natural, foram abolidos por Cristo. Os Dez Mandamentos são vinculativas para todos os homens apenas na medida em que eles são implantados em todos por natureza. Neste sentido Lutero declarou que “Moisés está morto”. [Fonte: LW 35: 158]

Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/

Tradução: Fábio Jefferson


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008