[FÁBIO JEFFERSON] MOISÉS E LUTERO [PARTE 2]


Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Moisés e Lutero - Protestantismo.com.br
Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02h00

Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)

Se te falam de Moisés para te constranger a aceitar-lhe os mandamentos, responde-lhes atrevidamente: Vai falar de teu Moisés aos judeus! Não sou judeu, deixe-me em paz!

F. Brentano, pág. 190

Esta citação é do tratado de 1525, “How Christians should regard Moses”. Lutero diz:

Agora, se alguém confronta com Moisés e os seus mandamentos, e quer obrigar você a mantê-los, simplesmente responda:” Vá para os judeus com seu Moisés; Eu não sou judeu. Não me envolver com Moisés. Se eu aceitar Moisés em um aspecto (Paulo diz aos Gálatas capítulo 5 [: 3]), então eu sou obrigado a manter toda a lei.[…]

LW 35:165

E mais…

“[…] Como a Palavra de Deus e a lei se relacionam entre si? Aqui Lutero faz, por vezes, as declarações mais contrárias. Por um lado, “Moisés” é completamente abolido: “Que os senhores [de hoje] governaram de acordo com o exemplo de Moisés”. “Moisés não pertence a nós.” […] Assim como os judaizantes de idade, que teria exigido a circuncisão como um requisito inicial, assim também os entusiastas e radicais desta época posterior não ver que Cristo é o fim da lei mosaica. Para todas as estipulações da referida lei, na medida em que vão além da lei natural, foram abolidos por Cristo. Os Dez Mandamentos são vinculativas para todos os homens apenas na medida em que eles são implantados em todos por natureza. Neste sentido Lutero declarou que “Moisés está morto”.

LW 35:158

Outra citação que é muito usada pelos católicos romanos:

Não cobiçarás, é um mandamento que prova que todos nós sejamos pecadores; uma vez que não está no poder do homem não cobiçar, e o mesmo é a deriva de todos os mandamentos, pois eles são todos igualmente impossíveis para nós.

Paris, a. picard, 1912-1913, volume iii, p. 364

Bem, a citação parece ser uma versão condensada de uma passagem “The Freedom Of A Christian”:

Você deve perguntar como isso acontece que somente a fé justifica e nos oferece um tesouro de grandes benefícios sem obras, tendo em vista o fato de que tantas obras, cerimônias e leis são prescritas nas Escrituras, eu respondo: Primeiro de tudo, lembre-se do que foi dito, ou seja, que somente a fé, sem obras, justifica, liberta e salva; vamos tornar isso mais claro mais tarde. Aqui devemos ressaltar que toda a Escritura de Deus é dividida em duas partes: os mandamentos e promessas. (…) É por isso que eles são chamados o Antigo Testamento e constituem o Velho Testamento. Por exemplo, o mandamento: “Não cobiçarás” [Êx. 20:17], é um comando que prova que todos nós sejamos pecadores, pois ninguém pode evitar a cobiça não importa o quanto ele pode lutar contra isso. Portanto, a fim de não cobiçar e para cumprir o mandamento, um homem é compelido a se desesperar de si mesmo, de procurar a ajuda que ele não encontra em si mesmo em outra parte e de outra pessoa, como afirmado em Oséias [13: 9]: “A destruição é o seu próprio, ó Israel: sua ajuda é apenas em mim. À medida que se saem com relação a um mandamento, de modo que se saem com tudo, pois é igualmente impossível para nós em manter qualquer um deles”.

LW 31:348

CONCLUSÃO: Lutero está dizendo o que Jesus fez em Mateus 19. Ninguém como membro da humanidade cheia de pecado pode guardar os mandamentos, e o conhecimento de que a incapacidade levando ao desespero leva um para Cristo. Lutero continua algumas seções depois de salientar que um cristão é o único que pode fazer boas obras. Um cristão cheio de fé faz trabalhos para a glória de Deus. Em outras palavras, os regenerados são aqueles que procuram levar uma vida religiosa, e não cobiçam, ou quebram outros mandamentos.

Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/

Tradução: Fábio Jefferson


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