[HUDSON LEBOURG] DEBATENDO COM O AMIGO DO ATEU


Categoria: Coluna
Imagem: pregandoaverdadeirafe.blogspot.com.br
Publicado: 13 de JuLho de 2017, Quinta Feira, 13h12

Por: HUDSON LEBOURG (foto)

Esse debate aconteceu entre eu e o amigo do Ateu, de nome fictício “Bruno Tavares”, do artigo “Debatendo com um Ateu”.

Eis o Debate:

“Caro Hudson, a ironia e o sarcasmo andam difíceis nesses tempos negros de nossa política e facebook, não?”

No caso, você seria “advogado de defesa” do outro ateu que debatido antes para responder por ele? Acho que não. Acho que ele não precisaria.

Mas tenho certeza que o Senhor não precisa da minha defesa. Isso tenho certeza. “Hehehe!” Mas gostaria, se possível for, a gentileza do autor da postagem e da sua também, de colocar meus comentários (Com toda humildade – é claro).

Parece que a “ironia” me “avisinhou” e não “andou muito difícil para este comentário” nas linhas anteriores que acabei de escrever agora. “Hehehe!”

Brincadeiras, ironias e sarcasmo à parte, tentei me lucubrar para dar uma resposta realmente caprichosa. Eis a que segue:

Acho que não, caro Bruno Tavares. Na verdade se vê bem piadas, quando se tem a intenção de passar alguma informação, do que se falar apenas de maneira séria. Não que eu não ache que não possa se fazer piadas. Entretanto, creio seriamente que se fala algo em sentido irônico ou em piadas por receio de ofender o receptor da informação e a piada fica “entre aspas”, “mais suave”.

“Quase não ri quando disse que tem um vídeo ‘explicando melhor’!”

Tenho um vídeo falando sobre isso (me referi a Bíblia). O Documentário se chama “O Livro Eterno” (“The Indestructible Book” do Doutor em Teologia Ken Conolly).

Você pode assistir no You Tube pelos links (Por exemplo):

“O Livro Eterno” (Parte 1): https://www.youtube.com/watch?v=Fdll8-f8Edk

“O Livro Eterno” (Parte 2): https://www.youtube.com/watch?v=CuWXCrgtHpk

“O Livro Eterno” (Parte 3): https://www.youtube.com/watch?v=2O5APVOJWoc

“O Livro Eterno” (Parte 4): https://www.youtube.com/watch?v=kGfptDQz1tA

“Admiro tradições orais, sendo elas abraâmicas ou não.”

Que bom que admira!!!

“Esses dias mesmo aprendi algo interessante: o Dilúvio, tido como de Noé, além de diversas descrições semelhantes, havia uma mais antiga na cultura mesopotâmica – Gilgamesh (tem um vídeo do “Cosmos” descrevendo a lenda – não é ironia!).”

Se tem pretensões de quando ocorreu o dilúvio, mas não a data precisa. Assim, muitos outros textos abordam o que ocorreu. Agora, afirmar que é antes ou depois é algo mais delicado de se ter certeza sobre isso.

“O que espanta, e muito, não é a fé de cada um ou sua espiritualidade, manifestada como seja. Me espanta que Livros Sagrados, seja ele de qual religião for, advindos de tradições orais milenares, serem aceitos hoje no séc. XXI como LITERAIS.”

Sim
Alguns são literais e a questão maior é até esta. Mas não a de não o aceitar. A questão é que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Porém, ao que tudo indica, parece ser o menos lido (infelizmente).

Cada um, hoje, interpreta como puder entender. É de livre acesso para todos.

Em 405 (Depois de Cristo), São Jerônimo, traduziu a Bíblia para o Latim, do Novo Testamento em Grego com o Antigo Testamento em grego (Que até então se tinha o nome de Septuaginta (Tradução feita na época de Alexandre o Grande por volta de 300 antes de Cristo)). Depois disso,só com John Wycliff em 1382 d.C. (depois de Cristo) que se teve a Bíblia de novo em inglês, lingua do povo.

“Aí, meu amigo, crendo ou não em alguma divindade, fica difícil respeitar diálogos que partam de premissas não da espiritualidade individual, mas sim de muitas histórias que SÃO DE FATO lendas.”

Tenho por preceito que se deve respeitar qualquer idéia e qualquer diálogo, vindo de qualquer parte, desde que ele não seja em maneira de imposição ou sectarismo, que é o caso das “Testemunhas de Jeová”.

Por exemplo, o seguimento dito “cristianístico”, crêem que não se pode doar sangue, devido a não poder se alimentar de sangue, passagem que está em:
“(…) Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. (…)
(…) Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá. (…)”
Atos 15:19‭-‬20‭, ‬28‭-‬29 ARC
http://bible.com/212/act.15.19-29.ARC

No caso da Bíblia, o que se está registrado e pessoas que dedicam a estudar esse livro ou foram queimadas, NÃO SÃO DE FATO “LENDAS”, como as que existem de “mula sem cabeça”, curupira, boitatá, lobisomem, saci, entre outras; mas histórias que realmente aconteceram.

Interpretar em um contexto exegético (Exegêse: ciência da interpretação do Texto Bíblico) e hermenêutico (Hermenêutica: Ciência da Interpretação da Bíblia) para saber se uma doutrina é espúria ou não é o que é mais delicado e complexo.

Veja o versículo: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”
2Timóteo 3:16‭-‬17
http://bible.com/212/2ti.3.16-17.ARC

Oração (Eu gostaria de orar, se me permite fazer essa gentileza, peço a sua licença): Senhor! Eu escrevi este comentário e quero que, com toda humildade, sirva de alguma valia. Eu desejo que o Senhor abençoe a vida do Guto Tavares e que ele entenda a melhor forma de ver O Senhor!

Ore assim (se quiser e puder): Senhor! Eu te aceito como o meu Único e Suficiente Salvador! Eu te entrego a minha vida nas tuas mãos para saber se isso tudo que é dito sobre a Palavra de Deus (A Bíblia) é a Verdade! Amém!

Abraço! Deus abençoe!


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008