CONVERSAS À MESA (TISCHREDEN) PT. 27/47 - DO DIABO E SUAS OBRAS

Categoria: Conversas à Mesa [Tischreden]
Imagem: Martinho Lutero (no centro) - eBiografia
Publicado: 08 de Fevereiro de 2023, Quarta Feira, 17h18

DLXX.
O maior castigo que Deus pode infligir aos ímpios é quando a igreja, com a permissão de Deus, os entrega a Satanás podendo levá-los a morte ou levá-los ao sofrimento de grandes calamidades. Muitos demônios estão nas florestas, nas águas, nos desertos e em lugares escuros cheios de poças, prontos para ferir e prejudicar as pessoas; alguns também estão nas espessas nuvens negras que causam granizo, relâmpagos e trovões envenenando o ar, os pastos e os terrenos. Quando essas coisas acontecem, os filósofos e médicos alegam ser algo natural mostrando não sei quais razões para tais infortúnios e pragas que se seguem.

DLXXI.
Quem quiser ver a verdadeira aparência do diabo e saber como ele é qualificado e disposto, então marquem bem todos os mandamentos de Deus e coloque cada um desses mandamentos diante de seus olhos com uma visão ofensiva, mentirosa, desesperada, insolente e blasfema, cuja mente e concepções são dirigidas de todas as maneiras contra Deus com o objetivo de fazer mal e ferir as pessoas; aí tu vês o diabo real, carnal e corporal. Primeiro, em tal pessoa não há temor, nem amor, muito menos fé ou confiança em Deus, mas sim há um completo desprezo, ódio, incredulidade, desespero e blasfêmia contra Deus. Aí você vê a cabeça do diabo, opondo-se diretamente ao primeiro mandamento. Em segundo lugar, um cristão não toma o nome de Deus em vão, mas espalha a Palavra de Deus invocando-o em seu coração, agradecendo-lhe pelos benefícios e confessando seus pecados. E a imagem do filho do diabo faz exatamente o contrário; ele considera a Palavra de Deus uma fábula, abusa do nome de Deus terrivelmente, blasfema contra Deus e se enfurece com toda a ira invocando o maligno se rendendo a ele. Aí você vê a boca e a língua do diabo dirigida contra o segundo mandamento. Em terceiro lugar, um verdadeiro cristão estima dignamente o ofício da pregação, ele ouve e aprende a Palavra de Deus com verdadeira seriedade e diligência não apenas para a correção e o conforto de si mesmo, mas também de acordo com o mandamento de Cristo para o bom exemplo para todos; ele honra e defende os servos justos e piedosos da Palavra permitindo para que eles não sofram falta, etc. Mas essa imagem do filho do diabo não respeita a pregação, não ouve a Palavra de Deus, muito pelo contrário, fala mal dela, perverte-a e a zomba incansavelmente; sim, ele também odeia seus servos e não se importa quando eles passam por necessidades. Aí você vê as orelhas do diabo, sua garganta e pescoço de aço diretamente contra o terceiro mandamento. Além disso, se você deseja saber como é a forma do corpo do diabo, então basta ouvir os seguintes mandamentos da segunda tábua e preste atenção neles. Primeiro, um bom cristão honra seus pais e os obedece, assim como os magistrados, os pastores de almas, conforme Deus ordenou. Mas esse filho do diabo não dá ouvidos aos pais, não os serve e nem presta auxílio; ele os desonra, os condena, os irrita e os abandona em suas necessidades, além de ter vergonha deles na pobreza e os despreza na velhice; ele é desobediente aos magistrados e não lhes mostra nenhuma reverência, apenas fala mal deles; ele não reconhece nenhuma advertência, reprovação, civilidade ou honestidade. Aí tu vês o peito do diabo. Em segundo lugar, um cristão justo e verdadeiro não sente inveja do seu próximo, não tendo má vontade com ele e nem deseja-lhe vingança, embora possa ter certos motivos, o cristão verdadeiro se solidariza com seu próximo quando as dores e as necessidades chegam; presta-lhe suporte e o defende contra aqueles que o perseguem. Mas esse filho do diabo, embora não possa ferir seu próximo no corpo e na saúde, ou matá-lo com o punho, ainda assim ele o odeia e o inveja, e sempre está zangado com ele, tornando-se inimigo de coração, desejando ardentemente a sua morte; e quando ele passa por uns maus momentos, o filho do diabo fica feliz e cai na gargalhada caçoando dele, etc. Aí você vê o coração sanguinário do diabo. Em terceiro lugar, um cristão temente a Deus vive honestamente evitando todo tipo de negociação injusta; ele teme a ira de Deus e o castigo eterno. Mas o filho do diabo faz exatamente o contrário, é isento de toda vergonha e castidade, seja em palavras, comportamento e ações. Aí tu vês a barriga do diabo. Em quarto lugar, um cristão piedoso vive de seu trabalho com uma boa consciência; ele não engana ninguém daquilo que é dele; ele empresta, ajuda e faz o possível para atender aos necessitados de acordo com a sua capacidade. Mas esse filho do diabo não ajuda ninguém, negocia com toda corrupção em busca de poder; ele tira toda a vantagem do seu próximo para enganá-lo com suas falsas mercadorias, pesos, medidas, etc. Ali tu vês as mãos e as garras pontiagudas do diabo. Em quinto lugar, uma criatura piedosa não fala mal de ninguém, não mente para o seu próximo e nem dá falso testemunho contra ele; embora ele conheça a falha do seu próximo, ainda sim, por amor, ele cobre suas enfermidades e pecados, com exceção ao magistrado onde é chamado a confissão. Mas esse filho do diabo faz exatamente o contrário; ele levanta calúnias, trai e acusa falsamente o seu próximo, além de perverter o que ele falou com sinceridade. Aí você vê a vontade maligna do diabo. Sexto e último, um verdadeiro cristão não cobiça a casa, a herança ou a riqueza do vizinho, muito menos engana sua esposa ou filho, também não seduz seus servos e nada cobiça do que é dele; e com suas forças ele ajuda a manter o que lhe pertence. Mas esse filho do diabo se esforça, dia e noite, procurando uma oportunidade para defraudar o vizinho de sua casa, seus terrenos e moradores, seduzindo a esposa dele, lisonjeando seus servos, instigando os inquilinos de seu vizinho contra ele, além de roubar o seu gado, etc. Aí você vê a luxúria do diabo; através da mentira disfarçada da verdade, seduzindo e enganando os piedosos, como fez com Adão e Eva no Paraíso; portanto, quanto mais santo for o povo, maior é o perigo que corre. Por esta razão, devemos ter cuidado com o diabo e nos refugiar em Cristo que esmagou sua cabeça e nos livrou de suas mentiras.

DLXXII.
Alguém perguntou para o Dr. Lutero se o Samuel que apareceu ao rei Saul através da invocação da pitonisa, como está registrado no primeiro Livro dos Reis, era realmente o profeta Samuel. O doutor respondeu: Não! Era um espectro, um espírito maligno assumindo sua forma. A prova disso é que Deus, pelas leis de Moisés, havia proibido o homem a consultar os mortos; consequentemente foi um demônio que se apresentou sob a forma de um homem de Deus. Da mesma maneira, o mosteiro de Spanheim, um feiticeiro, exibiu ao imperador Maximiliano todos os imperadores e seus predecessores, além de todos os heróis mais célebres do passado que se corromperam diante dele, cada um no traje de seu tempo. Entre eles estavam Alexandre, o Grande, e Júlio César. Havia também a noiva do imperador a quem Carlos da França roubou dele. Porém todas essas aparições foram todas obras do demônio.

DLXXIII.
Nenhuma doença vem sobre nós da parte de Deus, pois Ele é bom e nos quer bem; todos eles emanam do diabo que é o autor das pragas, febres, etc. Quando ele está trabalhando com jurisconsultos, ele engendra todos os tipos de dissensões e maquinações, transformando a justiça em injustiça. Ele se aproxima de grandes senhores, reis, príncipes, etc.; ele dá origem a guerras e massacres. Ele domina os sacerdotes para seduzir e arruinar as almas dos homens. Somente Deus pode examinar tantas calamidades.

DLXXIV.
O diabo perturba e persegue os trabalhadores das minas. Ele os faz pensar que encontraram pratas valiosas por meio de intensos e forçados trabalhos, mas acabam sendo iludidos. Mesmo em pleno dia, na superfície da terra, ele faz com que as pessoas enxerguem um tesouro diante delas, mas logo desaparece quando elas o buscam. As vezes, o tesouro é realmente encontrado, mas isso é pela graça especial de Deus. Eu nunca tive sucesso nas minas, mas foi a vontade de Deus e estou contente com isso.

DLXXV.
O imperador Frederico, pai de Maximiliano, convidou um necromante para jantar com ele e, por seu conhecimento em magia, transformou as mãos de seu convidado em garras de grifo. O necromante, envergonhado, não conseguiu comer direito escondendo suas garras debaixo da mesa.

Então, para se vingar da piada das garras, o necromante fez parecer um debate lá no pátio; e quando o imperador colocou sua cabeça para fora da janela para ver o que estava acontecendo, o necromante aproveitou para por um par de enormes chifres de veado em sua cabeça impedindo que o imperador pudesse colocar sua cabeça na sala novamente até que curasse o necromante de sua desfiguração. Eu fico até encantado quando um demônio atormenta o outro demônio, visto que eles não possuem poderes iguais.

DLXXVI.
Havia em Nieuburg um mágico chamado Wildferer que, certo dia, engoliu um camponês junto com o seu cavalo e carroça. Poucas horas depois, o homem e o seu cavalo, e também a sua carroça, foram encontrados em um pântano a alguns quilômetros de distância. Também já ouvi falar sobre um suposto monge que encontrou com um carroceiro que estava carregando feno para o mercado, e esse monge perguntou para o carroceiro quanto que ele cobraria para deixá-lo comer o feno até ficar satisfeito? O carroceiro respondeu que iria cobrar um kreutzer; então o monge começou a sua refeição quase devorando toda a carga do carroceiro até que ele foi expulso pelo carroceiro.

DLXXVII.
No dia 25 de agosto de 1538, o diálogo recaiu sobre bruxas que estragavam o leite, ovos e manteigas nos quintais. Lutero então respondeu: Eu não deveria ter compaixão por essas bruxas; eu queimaria todas elas. Lemos na antiga lei que os sacerdotes atiravam a primeira pedra em tais malfeitoras: Dizem que essa manteiga roubada fica rançosa e cai no chão quando alguém vai comê-la. Aquele que tenta contrariar e punir essas bruxas é ele próprio atormentado pelo seu mestre, o diabo. Diversos professores e ministros já passaram por isso muitas vezes. Nossos pecados dos mais comuns chegam a ofender a Deus. Imagina então a ira de Deus contra a feitiçaria, onde podemos justamente designar como alta traição contra a majestade divina, uma revolta contra o poder infinito de Deus. Os jurisconsultos que trataram a rebelião com tamanha sabedoria, afirmam que o súdito que se rebela contra o seu soberano é digno de morte. A feitiçaria não merece a morte, então? Que é uma revolta da criatura contra o seu Criador, uma negação a Deus da autoridade que concede ao demônio?

DLXXVIII.
Doutor Lutero discutiu por muito tempo sobre feitiçarias e magias. Ele disse que sua mãe tinha sido perturbada constantemente por uma de suas vizinhas que era bruxa, e ela tentava conciliar com todos os tipos de atenções; pois aquela bruxa poderia lançar um feitiço sobre as crianças fazendo-as chorar até a morte. Um pastor havia castigado a bruxa pela desonestidade, então ela lançou um feitiço sobre ele de uma maneira que ele adoeceu com uma doença que nenhum remédio poderia remover, e logo em seguida morreu.

DLXXIX.
Foi perguntado: Os bons cristãos e as pessoas tementes a Deus também podem sofrer bruxaria? Lutero respondeu: Sim, pois nossos corpos estão expostos aos ataques de Satanás. As doenças que sofro não são naturais, mas feitiços do diabo.

DLXXX.
Quando eu era jovem, alguém tinha me contado uma história que Satanás tinha colocado toda a sua astúcia em prática para separar um casal que vivia junto em perfeita harmonia e amor. Certo dia, Satanás escondeu uma navalha debaixo de um dos travesseiros do casal e, em seguida, se disfarçou de uma velha e foi visitar o marido. Ele disse ao marido que a esposa estava planejando matá-lo; logo depois, Satanás visitou a esposa e disse a mesma coisa. Mais tarde, o marido encontrou a navalha debaixo do travesseiro de sua esposa fazendo-o ficar com raiva de sua suposta maldade. Sua ira foi tão grande que acabou cortando a garganta de sua própria esposa. Satanás é poderoso com suas malícias.

DLXXXI.
Lutero, ao pegar em uma lagarta, disse: Isso pode ser visto como um emblema do diabo que caminha rastejante carregando suas cores em sua tonalidade variável.

DLXXXII.
Doutor Lutero tinha ouvido do eleitor da Saxônia, John Frederick, sobre a história de uma família poderosa na Alemanha que era descendente do diabo, pois seu fundador nasceu de uma súcubo. Então Lutero acrescentou contando uma história sobre um cavalheiro que era viúvo de uma esposa jovem e bonita. Todas as noites, enquanto o cavalheiro e seus criados dormiam, a esposa falecida aparecia para ele ao lado de sua cama e falava-lhe alguma coisa. Em seguida, ela desaparecia. Um dos criados que viu a aparição duas vezes chegou a perguntar para o seu senhor se ele sabia da mulher vestida de branco que ficava ao lado de sua cama todas as noites. O cavalheiro então respondeu que tem dormido profundamente e não havia notado nada disso. Na noite seguinte, o cavalheiro decidiu permanecer acordado. Então ele viu a mulher aparecendo e, em seguida, perguntou quem era ela e o que queria. Ela respondeu que era sua esposa. Então ele retrucou: Minha esposa está morta e enterrada! Ela respondeu que havia morrido por causa dos pecados dele, mas se ele a recebesse novamente, ela voltaria para ele com vida. Então o cavalheiro disse que se isso fosse possível, ele ficaria muito feliz. Em seguida, a mulher disse para ele se comprometer a não jurar, como costumava fazer; pois caso ele jurasse novamente, ela iria morrer de novo e iria deixá-lo para sempre. Ele aceitou o acordo e a mulher morta voltou a viver, e passou a morar, comer, beber e dormir com ele, e, por fim, teve filhos com ele. Certo dia, quando havia convidados na casa, sua esposa foi buscar alguns bolos em uma casa vizinha e ficou muito tempo ausente. O cavalheiro, impaciente com a ausência de sua esposa, voltou a fazer seus velhos juramentos. Passado um tempo, sem sinal de sua esposa, o cavalheiro e seus amigos convidados foram procurá-la, mas haviam apenas encontrado suas roupas caídas no chão. Ela nunca mais foi vista.

DLXXXIII.
O demônio nos atrai primeiro com todas as seduções do pecado, para depois nos mergulhar em desespero; ele faz carinho na carne para poder, aos poucos, abater o espírito. Não sentimos dor no ato de pecar, mas a alma passa a adoecer e a consciência fica perturbada.

DLXXXIV.
Quem reconhecer Jesus Cristo, aquele que tomou sobre si nossa carne e nosso sangue e é Filho da Virgem, como seu Senhor e Rei, terá o diabo como seu inimigo.

DLXXXV.
Tenho certeza sobre aquelas pessoas que se enforcaram ou se mataram de qualquer outra forma, foi o diabo quem colocou a corda em volta do pescoço, ou uma faca na garganta.

DLXXXVI.
Um homem tinha um hábito de dizer “Diabo, me leva!” sempre que sofria uma queda. Ele foi aconselhado a interromper esse costume maligno para o diabo não concretizar a sua palavra, Ele prometeu dar vazão à sua impaciência com alguma outra frase; mas, certo dia, ele tropeçou e novamente invocou o diabo; sendo assim ele acabou sendo morto ali, pois caiu em cima de um pedaço de madeira bem pontiagudo.

DLXXXVII.
Um pastor, perto de Torgau, procurou Lutero dizendo que o diabo o atormentava sem parar. O doutor então tinha dito: Ele também me atormenta e me persegue, mas eu resisto a ele com os braços da fé. Eu conheço uma pessoa em Magdeburg que cuspiu na cara do diabo colocando-o em seu devido lugar; mas esse exemplo não deve ser seguido levianamente; pois o diabo é um espírito presunçoso e não está disposto a ceder. Corremos um grande risco quando o atacamos mais do que podemos. Um homem que confiava implicitamente no seu batismo, quando viu o diabo com sua cabeça provida de chifres, conseguiu arrancar um dos chifres; mas um outro homem, de pouquíssima fé, tentou a mesma coisa e acabou sendo morto pelo diabo.

DLXXXVIII.
Henning, o boêmio, perguntou ao doutor Lutero, por que o diabo carrega um ódio tão grande contra a raça humana? O doutor respondeu: Isso não deveria te surpreender; veja o tanto de ódio que o príncipe George tem de mim, de modo que, dia e noite ele está sempre pensando em como me matar. Nada o fará sentir tanto prazer do que me ver sofrer com mil torturas. Se esse é o ódio do homem, qual deve ser o ódio do diabo?

LDXXXIX.
O diabo não pode deixar de ser o nosso inimigo, pois estamos contra ele através da Palavra de Deus com o qual destruímos o seu reino. Ele é um príncipe deste mundo e tem um poder maior que todos os reis, potentados e príncipes da terra; portanto, ele se vinga de nós e nos ataca sem cessar, como vemos e sentimos. Temos contra o diabo uma grande vantagem; poderoso, perverso e astuto como é, ele não pode nos ferir, pois não é contra ele que pecamos, mas contra Deus. Portanto, não temos nada a ver com esse arqui-inimigo, mas confessamos e dizemos “Contra ti, Senhor, pecamos.”, etc. Sabemos, pela graça de Deus, que temos um Deus gracioso e um Pai misericordioso no céu, cuja ira contra nós foi apaziguada com o precioso sangue de Cristo Jesus, nosso único Senhor e Salvador. Ora, assim como por meio de Cristo temos a remissão dos pecados e a paz com Deus, assim também o demônio invejoso deve contentar-se em nos deixar em paz, de modo que doravante ele não pode nos repreender, nem bater nos nossos dentes em relação aos nossos pecados contra as leis de Deus, pois Cristo apagou a escrita das nossas consciências, que era uma testemunha contra nós, e a pregou em sua cruz; a Deus seja honra, louvor e glória eterna em Cristo Jesus. Amém.

DXC.
O diabo conhece os pensamentos dos ímpios, pois são pensamentos inspirados por ele próprio. Ele observa e governa os corações de todo aquele que não mantém firme na Palavra de Deus; sim, ele os mantém cativos em suas armadilhas para que eles possam pensar, falar e agir de acordo com a sua vontade. E São Paulo diz: O deus deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhe resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. etc. E Cristo apresenta uma razão de como acontece quando muitos ouvem a Palavra, mas não a entendem e nem a guardam: “O diabo vem e tira a Palavra de seus corações, para que não creiam e nem sejam salvos.” Portanto, não é de se admirar que o diabo, através dos seus profetas, declara o que há de acontecer e o que há de mudar.

DXCI.
A Escritura mostra claramente que o diabo envia pensamentos e projetos malignos à humanidade; é o exemplo de Judas a quem o diabo colocou em seu coração o projeto de trair a Cristo. E ele não apenas instigou Caim a odiar seu irmão Abel, mas também a matá-lo. Entretanto, o diabo não conhece os pensamentos dos justos, até que eles os expressem. Ele também não conhece o coração de Cristo, por isso que também não conhece o coração dos piedosos onde Cristo habita. É um espirito poderoso, astuto e sutil. Cristo o nomeia como príncipe do mundo; ele lança seus dardos inflamados nos pensamentos e nos corações até dos piedosos como discórdia, ódio a Deus, desespero, blasfêmias, etc. São Paulo entendia muito bem esses ataques e os rejeitava amargamente.

DXCII.
O apóstolo forneceu esse título ao diabo: “Que ele tem o poder da morte”. E Cristo o chama de assassino. Ele é tão habilidoso que é capaz de causar a morte até da folha de uma árvore; ele possui inúmeros cântaros cheios de venenos que destrói o homem, mais do que todos os boticários do mundo com seus remédios e curativos; se um veneno não der efeito, então o outro o fará. Em uma palavra, o poder do diabo é maior do que podemos imaginar. Mas um simples dedo de Deus é capaz de destruí-lo.

DXCIII.
Eu creio que Satanás produz todas as doenças que afligem a humanidade, pois ele é o príncipe da morte. São Pedro apresenta Cristo como aquele que cura todos os oprimidos do diabo. Cristo não apenas curou os endemoninhados, mas também restaurou a visão dos cegos, a audição dos surdos, a fala dos mudos, a força dos paralíticos; portanto, acredito que todas as enfermidades graves são golpes do diabo que pratica como um assassino usando suas variedades de armas. Então Deus usa meios naturais para manter a saúde e a vida do homem como dormir, comer, beber, etc. O diabo tem outros meios de ferir; ele envenena o ar, etc.

Um médico repara a obra de Deus quando o corpo é danificado; nós, teólogos e sacerdotes, consertamos a alma que o diabo estragou. O diabo dá veneno para matar os homens; um médico fornece theriacum ou algum outro remédio para salvar os homens; são criaturas recebendo ajuda de outras criaturas. A arte de curar não possui sua origem nos livros medicinais; Deus a revelou, ou como diz Syrach: “Vem do Altíssimo; o Senhor criou os remédios da terra”. Portanto, podemos usar justamente o remédio do corpo como criatura de Deus. Nosso burgomestre aqui em Wittenberg tinha me perguntado recentemente se era contra a vontade de Deus usar medicamentos, pois, segundo ele, o Dr. Carlstad tinha pregado que todo aquele que ficar doente não deve usar nenhum remédio, mas sim entregar o caso à Deus, orando para que Sua vontade seja feita. Então eu perguntei pra ele se ele come alguma coisa quando está com fome. Então ele respondeu que sim. Aí eu respondi que pode usar os remédios da mesma maneira que usa o alimento para acabar com a fome, ou qualquer outra coisa que usemos para a preservação da vida.

DXCIV.
Satanás atormenta as pessoas de todas as maneiras. Alguns ele atormenta durante o sono por meio de sonhos e visões pesadas de um modo que o corpo transpire na angústia do coração. Outros ele conduz a pessoa ainda dormindo, levando-a para fora de suas camas e aposentos, para lugares altos e perigosos, de modo que, se não fosse pelos anjos que o cercam, estariam completamente mortos. Os papistas supersticiosos dizem que esses sonâmbulos são pessoas que nunca foram batizadas; ou caso foram batizadas, é porque o padre estava embriagado quando administrou o sacramento.

DXCV.
Nenhuma criatura pode prevalecer contra o diabo, e sim somente Cristo; o diabo chegou a testar suas artimanhas contra o próprio Cristo quando diz: Se você prostrar e me adorar, eu lhe darei todos os reinos do mundo inteiro.

Nenhum homem consegue compreender com clareza essa tentação; Eu morreria feliz se tivesse condições de pregar fundamentalmente sobre isso. Sem dúvida, o diabo comoveu muito a Cristo quando disse: “Tudo isso é meu e dou a quem eu quiser.”; pois são palavras da Divina Majestade e pertencem somente a Deus. É verdade que o diabo é um doador, pois ele doa tudo o que precisamos, mas suas doações são por um período muito curto de tempo para que nós pereçamos eternamente. Cristo não estava se contradizendo quando disse que o diabo é um senhor e príncipe desse mundo, e mesmo assim Cristo não o adorou e ainda nos deixou um alerta: Afaste-se dele! Então devemos nos afastar dele. Satanás é um espírito perverso, envenenador e sedento que ousou tentar o Filho de Deus a prostrar-se diante dele. O arqui-inimigo, em um piscar de olho, colocou diante de Cristo uma ilusão de todos os reinos do mundo e cada um com a sua glória, como Lucas escreve, para comovê-lo e seduzi-lo para que possa pensar: “tal honra pode ser recebida e ser filho de Deus”.

DXCVI.
Quando aquele espírito invejoso, o diabo, nos atormenta, como é seu costume de fazer por causa dos nossos pecados, pretendendo assim nos levar ao desespero, devemos enfrentá-lo dessa maneira: espírito enganoso e perverso! Como ousas presumir persuadir-me a tais coisas? Não sabes que Cristo Jesus, meu Senhor e Salvador, e também Aquele que esmagou a sua cabeça, me proibiu de acreditar em ti, sim, mesmo se tu falasse a verdade, tu és um assassino, mentiroso e pai da mentira? Eu não admito que tu me leves por cativo à morte eterna por causa dos meus pecados como tu falsamente sugeres; ao contrário de tu que fostes despojado, julgado com laços e cadeias eternas pelo meu Cristo Senhor e Salvador, que preparou um julgamento especial para ti no grande dia, junto com os ímpios, e serão todos lançados no abismo do inferno. Além disso, eu exijo de ti, com que autoridade tu pretendes exercer tal direito contra mim? Considerando que tu não me destes esposa ou filho nesta vida; não, não me deu nem a menor coisa que tenho; tu não és meu senhor e muito menos o criador de meu corpo e de minha alma; nem mesmo os membros com os quais pequei tu fizestes. Como, espírito perverso e falsificado, és tão insolente a ponto de dominar o que é meu, como se fosse o próprio Deus?

DXCVII.
As pessoas que estão possuídas pelo demônio no papado não conseguem se livrar dele por causa da arte, das palavras ou dos gestos que seus encantadores usam; o diabo não se permite ser expulso com meras frases como: “Saia, espírito imundo!”, pois esses encantadores não falam com sinceridade. Só o poder de Deus pode efetuar tal ação.

O diabo pode ser expulso através das orações da igreja onde todos os cristãos unem suas súplicas em uma oração tão poderosa capaz de perfurar as nuvens dos céus; ou a pessoa sozinha que expulsa o inimigo perverso deve ter uma mente iluminada e com uma coragem forte e inabalável, como foi com Elias, Eliseu, Pedro, Paulo, etc.

DXCVIII.
A causa pela qual tantas pessoas pobres no tempo de Cristo foram possuídas é devido a verdadeira doutrina que quase foi afundada e extinta pelo povo de Israel, com exceção de alguns – Zacarias, Isabel, Simeão, Ana, etc. E creio que se os fariseus tivessem continuado a governar e que Cristo não tivesse vindo, o judaísmo teria se transformado em um paganismo assim como o papado, pois o povo não entendia muito de Cristo e nem da sua Palavra e também como os turcos e os próprios pagãos.

DXCIX.
O diabo conhecia bem a Escritura onde diz: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho”. E também: “Uma criança nasceu entre nós.” Cristo se comportou humildemente e andou com os pecadores publicamente, e por isso não foi visto com muita admiração. O diabo olhou para o outro lado de Cristo e não o reconheceu, pois ele olha de soslaio para cima e para atrás, e do que é alto e pomposo, mas não olha para baixo, nem sobre o que é humilde e modesto. E o Deus misericordioso e eterno faz completamente o contrário; Ele contempla o que é humilde como mostra o Salmo 113: “Nosso Deus tem sua morada nas alturas, mas se humilha para ver o que há no céu e na terra”. E Isaías: “Olharei para o pobre e contrito de espírito, e que teme a minha palavra.” Deus não se importa com o que é alto; sim, é uma abominação diante dele. São Lucas diz: “O que é altamente estimado entre os homens é abominação aos olhos de Deus.” Portanto, aquele que pretende subir alto, guarde-se do diabo para que ele não o derrube; pois a natureza do diabo são, primeiro elevar-se ao céu e, em seguida, lançar-se ao inferno.

DC.
Em casos de melancolia e doenças, concluo que é apenas mais uma obra do diabo. Pois Deus não nos deixa melancólicos, nem nos amedronta e nem nos mata, pois ele é o Deus dos vivos. Daí a Escritura: “Alegrai-vos e tende bom ânimo”. A Palavra e a oração são psíquicas contra as tribulações espirituais.

DCI.
Prefiro morrer pelo demônio do que pelo imperador ou pelo papa; pois então eu morreria por meio de um grande e poderoso príncipe do mundo. Mas se ele me devorar, será sua ruína; ele deve me vomitar e, no dia do julgamento, eu o devorarei em retribuição.

DCII.
O diabo não precisa me dizer que não sou bom ou justo; eu nem gostaria de ser assim, isto é, de não sentir meus pecados ou pensar que não preciso de remissão deles; pois, se assim fosse, todo o tesouro de Cristo estaria perdido em mim, visto que ele mesmo diz: “Ele não veio por causa dos justos, mas para chamar os pecadores ao arrependimento”.

DCIII.
Eu defendo que um demônio, uma vez vencido pela Palavra e pelo Espírito de Deus, desaparece e não ousa voltar novamente com a mesma tentação; Cristo nos orienta para nos afastar do diabo e também diz: “Sai, espírito imundo.” Então os demônios disseram: “Deixe-nos entrar no rebanho de porcos.” Orígenes chegou a dizer: “Eu acredito que os santos estrangulam e matam muitos demônios em combate”, isto é, quebram o seu poder.

DCIV.
A feitiçaria é o próprio trabalho do diabo que não apenas fere as pessoas, mas também as elimina, se caso assim Deus permitir; pois neste mundo somos como hóspedes e estrangeiros, corpo e alma lançado sob o diabo; ele é o deus deste mundo e todas as coisas estão sob seu poder, pelo qual somos preservados na vida temporal – como carne, bebida, ar, etc.

O diabo é um inimigo tão astuto que pode imitar e enganar nossos sentidos. Ele pode fazer alguém pensar em coisas que não existem, ver coisas onde não há nada, ou ouvir um trovão onde não há som nenhum. Assim como os soldados de Júlio Cesar pensaram ter ouvido o som de uma trombeta, como escreveu Suetônio, e ainda assim não havia trombeta nenhuma. Satanás é mestre em imitar e enganar as pessoas e todos os sentidos humanos.

Ele é astuto quando engana as pessoas espiritualmente, enfeitiçando os corações e as consciências fazendo com que as pessoas recebam e defendam doutrinas e opiniões errôneas e pagãs transformando-as em verdades.

Vemos hoje como é fácil para ele enganar os sectários e os sedutores; pois ele enfeitiçou e enganou tantos corações que acabaram sustentando esse feitiço como uma verdade clara, mas são tudo mentiras, erros e trevas abomináveis. Eles se consideram sábios nos assuntos teológicos; outras pessoas se consideram como gansos, mas não veem e nem entendem nada.

A serpente venenosa sente tanto prazer em fazer travessuras que não apenas engana espíritos orgulhosos com suas ilusões, mas também se compromete a levar ao erro aqueles que são bem instruídos e fundamentados na Palavra de Deus. Muitas vezes ele me causa ódio e me ataca ferozmente com pensamentos pesados e melancólicos, que até esqueço do meu amado Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou o vejo de outra maneira do que ele deve ser visto. Nenhum de nós está livre, podemos ser todos enganados e enfeitiçados com falsas opiniões. Portanto, devemos aprender a conhecer esse mágico para que ele não venha atrás de nós no momento em que estamos sonolentos, para nos iludir com suas feitiçarias. E se ele nos encontrar embriagados e não vigilantes, e sem as armas espirituais, isto é, a Palavra de Deus e a fé, então certamente ele nos derrotará.

DCVI.
Quando eu não conseguia livrar-me do diabo com frases das Sagradas Escrituras, muitas vezes me precipitava com palavras escarnecedoras; as vezes eu dizia a ele: Santo Satanás! Se o sangue de Cristo que foi derramado pelos meus pecados, não fosse suficiente, então desejo que você ore a Deus por mim. Quando ele me encontrava ocioso, sem nada em mãos, ele ficava ocupado arrancando de mim um suor amargo; mas quando mostrava a ele a lança pontiaguda, isto é, a Palavra de Deus, ele saía voando; ainda assim, antes de ir, ele fazia um furacão terrível. Quando comecei a escrever contra o papa, e o Evangelho estava acontecendo, o diabo se opôs fortemente de uma maneira furiosa, pois ele estava preservando a ideia do purgatório em Magdeburg. Havia um cidadão, cujo filho faleceu, que se recusava a cantar em vigílias e nas missas. O diabo com suas aberrações, vinha todas as noites por volta de meia noite, ao quarto onde o menino havia morrido e passava a choramingar como uma criança. O bom cidadão estando mergulhado na tristeza, não sabia que curso tomar. Os padres papistas então disseram: Oh, agora você vê como acontece quando as vigílias não são solenizadas. Diante disso, o cidadão me enviou um pedido de conselho, pois o sermão que eu tinha pregado recentemente era sobre o texto “Eles tem Moisés e os profetas” que havia sido impresso e lido por ele. E eu escrevi um conselho pra ele de Wittenberg dizendo para não permitir nenhuma vigília, pois ele pode ter a certeza que eram apenas as brincadeiras do diabo; então as crianças e os servos da casa zombara do diabo dizendo: O que você anda fazendo, Satanás? Afaste-se, espírito maldito, volte para o lugar de onde você veio, para a cova do inferno. Quando o diabo notou o desprezo deles, ele abandonou seu jogo e não voltou mais. Ele é um espírito orgulhoso que não suporta o desprezo.

DCVII.
Embora Satanás não cesse de atormentar os cristãos e atirar em nós seus dardos inflamados, é muito bom e proveitoso para nós, pois através de suas ações malignas podemos nos tornar mais seguros da Palavra e da doutrina, de modo que a fé aumenta e torna-se mais forte em nós. De fato, muitas vezes somos abalados e o diabo arranca de nós um suor azedo e amargo, mas ele não pode nos levar ao desespero; pois Cristo sempre manteve o campo, e através de nós o manterá calmo. Através da esperança, em todos os tipos de provações e tentações, nos apegamos a Cristo.

DCVIII.
É algo terrível quando Satanás atormenta a consciência triste com melancolia; então o vilão perverso se disfarça na pessoa de Cristo com maestria, de modo que é impossível para uma pobre criatura de consciência perturbada, descobrir que é uma fraude. Por isso que muitos daqueles que não sabem dessa enganação, caem de cabeça no desespero e fogem de si mesmos; pois eles são cegados e enganados tão poderosamente por ele que ficam totalmente convencidos de que não é o diabo, mas o próprio Cristo, que assim os molesta e os atormenta.

Eu sou doutor das Sagradas Escrituras, e por muitos anos tenho pregado a Cristo; ainda assim, até hoje, não sou capaz de afastar Satanás de mim como gostaria; nem sou capaz de compreender e agarrar a Cristo como ensina perfeitamente as Sagradas Escrituras; mas o diabo procura constantemente em colocar um outro cristo em minha mente. No entanto, devemos agradecer humildemente a Deus Todo-Poderoso por ter nos preservado através de sua Santa Palavra, e da fé, e da oração até os dias de hoje, para que saibamos como andar diante dele com humildade e temor, e não depender da nossa própria sabedoria, retidão e força, e nos animar e nos confortar em Cristo que é sempre mais do que suficientemente forte e poderoso; e, embora sejamos fracos e fatigados, ainda assim vencemos continuamente por meio de seu poder em nós, criaturas pobres e fracas. Por isso que seu santo nome seja abençoado e engrandecido para sempre. Amém.

DCIX.
O diabo possui duas ocupações às quais se dedica incessantemente, e que são as pedras fundamentais de seu reino – mentir e assassinar. Deus diz: “Não cometerás homicídio.” E também: “Não terás outros deuses além de mim.” Contra esses dois mandamentos, o diabo luta com todas as suas forças sem parar.

Ele agora não brinca mais com as pessoas, como antes, através de espíritos estrondosos, pois ele percebeu que a época de agora é muito diferente do que era há vinte anos. Ele agora começa do lado certo com grande diligência. Os espíritos ruidosos estão mudos entre nós; mas os espíritos de sedição aumentam cada vez mais e levam a melhor. Deus resiste a todos eles.

DCX.
O poder que o diabo exerce não é ordenado por Deus, mas Deus não levanta resistência permitindo que ele crie tumultos sem passar dos limites, visto que Deus lhe deu uma marca a qual ele não pode ultrapassar.

Quando Deus disse a Satanás sobre Jó: “Eis que ele está em suas mãos, mas poupe sua vida.”, esse poder foi permitido por Deus como se estivesse dizendo: Até agora permitirei e lhe darei licença, mas não toque na vida dele.

DCXI.
É incrível como Deus nos permite, fracos de carne e osso, entrar em combate com o diabo e acabar vencendo um espírito tão poderoso como ele com uma única arma que é a Palavra de Deus, onde através da fé nos apoderamos. Isso deve entristecer e irritar aquele grande e poderoso inimigo.

DCXII.
O diabo é como um passarinheiro; os pássaros que ele captura os prende pelo pescoço mantendo alguns vivos para atrair outros pássaros para a sua armadilha através de canções sendo cantadas em sua gaiola. Espero que ele não me coloque em sua jaula.

DCXIII.
Que o homem não se iluda que o diabo está no inferno, longe dos ímpios, como pensa o arcebispo de Mayence; o diabo habita nos corações de pedra e os impulsiona de acordo com a sua vontade e prazer. Pois se o demônio não tinha outro poder senão atormentar-nos no corpo e nos bens, e nos aborrecer com outros problemas desta vida, ele não seria um demônio a quem prestar contas. Mas ele aprendeu uma arte superior tirando e falsificando o artigo da justificação primitiva e positiva arrancando dos nossos corações, como no papado, contaminando por meio de seitas e heresias que penduram nele um brilho sobre as obras, deixando as cascas das nozes para os ouvintes sem os seus grãos que são os mais importantes.

DCXIV.
O diabo possui dois tipos de formas nas quais ele se disfarça; ele aparece na forma de uma serpente para assustar e matar; e também na forma de uma ovelha tola para mentir e enganar; essas são as duas fantasias de sua corte. O diabo é um espírito insensato, pois dá meios e ocasiões para que Cristo se defenda na medida em que assola os cristãos pobres e fracos; pois assim ele confirma a autoridade de Cristo e de seus apóstolos; como quando eles curam enfermos e o diabo escolhe deixá-los em paz, mas seu desejo perverso de fazer travessuras o leva adiante e, no fim, ele será levado a confusão.

DCXV.
Nossas canções e salmos atormentam o diabo, enquanto nossas paixões e impaciências, reclamações e choros, nossos “ai de mim!”, agrada-o muito bem para que ele possa cair na gargalhada. Ele tem prazer em nos atormentar, especialmente no momento quando confessamos, louvamos e pregamos a Cristo. Visto que o diabo é príncipe deste mundo e o nosso inimigo absoluto, devemos deixar que ele passe pelo nosso país, pois assim ele terá que pagar nossos impostos e costumes mesmo que golpeie nossos corpos com múltiplas pragas.

DCXVI.
Deus permite poderes ao diabo e às bruxas de duas maneiras; primeiro, sobre os ímpios, para os punir por causa de seus pecados; e segundo, sobre os justos e piedosos, como se fosse um teste de resistência por meio da fé e obediência. Sem a vontade de Deus e o nosso próprio consentimento, o diabo não pode nos ferir; pois a Bíblia diz: “Protege-me como à menina dos teus olhos.” E também: “Não pode cair um fio de cabelo de sua cabeça sem que seu Pai celestial perceba.”

DCXVII.
O poder do diabo não é tão bem visto na queda de pessoas leigas e sábias deste mundo, que vivem como criaturas insensatas e pagãs, ou como na queda dos santos que receberam o Espírito Santo – Adão, Davi, Salomão, Pedro, etc. que cometeram grandes pecados e caíram pela vontade de Deus com o propósito de eles não se exaltarem orgulhosamente por causa dos dons de Deus recebidos.

DCXVIII.
Pela minha boa experiência, conheço a astúcia do diabo. Ele não só bate a lei em nós para nos aterrorizar, mas também faz de um montículo uma montanha, isto é, faz o inferno por meio de um pequeno pecado praticado, assim como um malabarista profissional que executa artisticamente; ele também pode fazer com que pecados gravíssimos não sejam pecados; ele traz ameaças das Sagradas Escrituras e, antes que percebamos, dá um golpe certeiro em nossos corações fazendo com que percamos toda a luz e visão nos dando a entender que é o verdadeiro Cristo, mas é apenas o diabo invejoso.

DCXIX.
Quando as tribulações se aproximam, excomungai-os em nome de Cristo Jesus dizendo: Deus me proibiu de receber essa moeda porque foi cunhada pelo diabo; nós o rejeitamos como também o proibimos.

Quando as pesadas tentações vierem sobre você, expulse-as da melhor maneira possível; converse com seus amigos sobre as coisas que te agradam.

DCXX.
Quando escrevo contra o papa, não fico melancólico, pois escrevo com razão no meu cérebro e com alegria no meu coração; não faz muito tempo que o Dr. Reisenpusch tinha me dito: “Admiro-me muito que você possa ser tão alegre; se essa mala fosse minha, eu me mataria”. Então eu respondi: Nem o papa e sua comitiva barbeada podem me entristecer; pois sei que são inimigos de Cristo; portanto luto contra eles com alegria e coragem.

DCXXI.
O diabo fornece o céu às pessoas antes que pequem, mas depois que pecam, carrega suas consciências ao desespero. Cristo lida de maneira contrária, pois ele fornece o céu depois que os pecados foram cometidos tornando as consciências esperançosas.

Ontem a noite, quando acordei do meu sono, o diabo veio e disse: Deus está longe de ti e não ouve as tuas orações. Então eu retruquei: Muito bem, então vou clamar e chorar mais alto. Colocarei diante de mim a ingratidão do mundo e as ações ímpias dos reis, dos potentados e dos príncipes; Também pensarei nos hereges furiosos; para que tudo isso inflame mais ainda as minhas orações.

DCXXII.
O cão do inferno se chama Cerberus em grego; no hebraico se chama Scorhur; ele possui três gargantas que cospem o pecado, a lei e a morte.

DCXXIII.
No livro de Jó há dois capítulos (XL e XLI) que fala sobre Behemoth, uma criatura gigante que torna o homem muito frágil. Diz o texto: “Você atrairá o leviatã com um anzol? Será que ele fará muitas súplicas para ti? Ele dirá palavras suaves para ti?” Estas são imagens pelas quais o diabo é representado.

DCXXIV.
Em Mohlburg, na Turíngia, não muito longe de Erfurt, havia um músico que ganhava a vida tocando de uma maneira divertida. Esse homem procurou o ministro de sua paróquia para prestar queixa de que todos os dias era assaltado pelo diabo; ele estava sendo ameaçado de sequestro porque havia tocado em um casamento ilegal. O ministro o consolou, orou por ele, e recitou para ele numerosas passagens das Escrituras dirigidas contra o demônio; e com a ajuda de outros homens piedosos, vigiaram o infeliz dia e noite, fechando as portas e as janelas, para que o músico não fosse levado. Então, o músico disse: “Sinto que Satanás não pode prejudicar minha alma, mas com certeza removerá meu corpo”; e naquela mesma noite, por volta das oito horas, apesar do reforço da vigília, o diabo veio em forma de um vento furioso quebrando as janelas e as portas, e carregou o músico para bem longe dali. Seu corpo foi encontrado na manhã seguinte, rígido e preto, preso em uma nogueira. É uma história verdadeira.

DCXXV.
Não conseguimos expulsar demônios com certas cerimônias ou palavras, como fizeram Jesus Cristo, os profetas e os apóstolos. Tudo o que conseguimos fazer é, em nome de Jesus Cristo, rogar ao Senhor Deus por sua infinita misericórdia, que liberte os possuídos. E se a nossa oração for feita com fé, o próprio Cristo nos garante (São João 16:23) que será uma oração eficaz e que vencerá todas as resistências do demônio. Eu poderia mencionar muitos exemplos a respeito, mas não podemos e nem devemos tentar expulsar os espíritos malignos por nossa própria conta.

DCXXVI.
Os homens são possuídos pelo diabo por duas maneiras; corporal e espiritual. Aqueles que são possuídos corporalmente, são feitos como loucos por meio dos gritos e agitações, mas tudo debaixo da permissão de Deus, pois suas almas não são atingidas. Os ímpios que perseguem a Sã Doutrina e a trata como uma mentira, e que são, infelizmente, muitos numerosos nesse tempo em que vivemos, estes o demônio os possui espiritualmente. Estes não podem ser libertados e permanecem como prisioneiros de Satanás, como foi com Anás, Caifás e todos os outros judeus ímpios que o próprio Jesus não libertou; assim são o papa e seus cardeais, bispos, tiranos e guerrilheiros.

DCXXVII.
Quando Satanás diz em seu coração: “Deus não perdoará seus pecados e nem terá misericórdia de você”, então eu oro com você, pobre pecador, sendo necessário se levantar e se consolar mesmo quando a ira de Deus caia sobre você através da doença, da pobreza, etc. E quando o teu coração começar a pregar dizendo: eis aqui jazes enfermo; sendo pobre e abandonado por todos; você deve virar-se para o outro lado e orar: Meu coração aparenta estar bem, mas no fundo há uma grande tristeza, mesmo assim eu tenho certeza que estou unido com meu Senhor e Salvador Cristo; a Tua Palavra me traz segurança, ela não falha e nem me engana, pois Deus é verdadeiro e cumpre o que promete.

DCXXVIII.
O diabo muitas vezes lança isso em meu peito: Como a tua doutrina falsa e errônea consegue assustar o papa, a missa, os frades e as freiras? E o suor azedo escorria de mim. Mas quando vi que ele não iria embora, dei-lhe esta resposta: Afaste-se, Satanás! Dirija-se ao meu Deus e converse com Ele sobre isso, pois a doutrina não é minha, mas dEle; foi Ele quem me ordenou a prestar ouvidos a este Cristo.

 

Fonte: CRTA - Center for Reformed Theology and Apologetics - reformed.org
Tradução: Marcell de Oliveira


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