CONVERSAS À MESA (TISCHREDEN) PT. 24/47 - DOS PATRIARCAS E PROFETAS

Categoria: Conversas à Mesa [Tischreden]
Imagem: Martinho Lutero (no centro) - eBiografia
Publicado: 31 de Janeiro de 2023, Terça Feira, 15h01

DXXXIX.
A queda de Davi foi muito ofensiva, pois o santo homem caiu em adultério, assassinato e foi desprezado por Deus. Ele foi punido por Deus de uma tal maneira que toda a nação o abandonou. Seus conselheiros, além do seu próprio filho amado, conspiraram contra ele que antes tinha uma fortuna inestimável. Por causa desses impasses, os ímpios se gabavam dizendo: Onde está o rei agora? Onde está o seu Deus? O que aconteceu com a sua tamanha riqueza? Pois sem dúvida havia muitos reis poderosos que Davi; como o rei moabita a quem Isaías chama de vaca de três anos; isto é, forte, poderoso e gordo.

Sempre foi assim no mundo – que foi mal para os piedosos e bom para os ímpios; esse descontentamento é feito em muitos Salmos. Vemos hoje que os bispos papistas e os príncipes ímpios vivem com grande honra, riqueza e poder, enquanto que as pessoas boas e tementes a Deus estão na pobreza, desgraça e problemas.

As tragédias gregas não devem ser comparadas com a história de Davi.

DXL.
Todos os reis, príncipes, governantes e ministros pecam por necessidade e, portanto, têm necessidade especial da remissão de pecados. Estou convencido de que Acabe foi salvo, visto que Deus disse aos profetas: Não vês de como Acabe se curva para o pecado? Pois a quem Deus dirige a sua fala, isto é, a sua palavra e promessa, com ele fica bem. Portanto, sem dúvida, ele foi salvo, apesar do testemunho das Escrituras contra ele até a morte. Ele acreditou na promessa do Messias e, assim, em sua morte obteve o perdão dos pecados. Da mesma maneira também, estou convencido que todos aqueles de quem a Escritura diz: “E ele dormiu com seus pais”, todos estes estão no céu. Pois essa palavra, dormiu, apresenta algum bem nas Escrituras. Mas daqueles onde está escrito: Eles foram levados e mortos pelos inimigos, ou foram devorados e despedaçados pelas feras selvagens, estes estou convencido de que foram condenados.

DXLI.
Embora Deus tenha encarregado Davi na construção do templo, ele não pôde realiza-lo devido ao derramamento de sangue através de sua espada; não que ele tinha cometido erros nisso, mas ele não poderia ser um representante de Cristo com um reino pacífico e sem derramamento de sangue. Então veio Salomão, chamado de pacífico, para cumprir a construção da igreja por meio do qual o reino de Cristo teve seu significado.

DXLII.
Está conosco, como no tempo de Judas Macabeu que defendeu seu povo, mas não foi capaz de suprimir os inimigos que dominaram o governo; enquanto seu povo era ingrato e causava muitos prejuízos; essas duas opressões eram cansativas.

A lenda dos patriarcas superava em muito a santidade de todos os santos; pois eles continuaram na simples obediência a Deus e nas obras de sua vocação. Eles realizavam a coisas que estavam no alcance de suas mãos, de acordo com o mandamento de Deus, sem estimativa; portanto, Sara, esposa de Abraão, supera todas as mulheres.

DXLIII.
Filipe Melanchthon perguntou a Lutero: Como foi que Davi teve muitas tribulações e pragas conforme consta em seus Salmos, visto que ele foi imediatamente instituído e ordenado rei por Deus? Lutero então respondeu: Davi não passou muitos dias prazerosos; ele foi atormentado pelos ímpios e falsos mestres, ele viu que seu povo se uniu contra ele, ele suportou muitas insurreições e tumultos, o que lhe ensinou a orar. Quando ele estava sem tribulação passava pela ociosidade e segurança, como vemos em seu adultério e no assassinato de Urias.

Ah, Senhor Deus! Como o Senhor permite que pessoas tão importantes caiam? Este Davi tinha seis esposas que, sem dúvidas, eram mulheres sábias e compreensivas como Abigail; Davi estava equipado com esposas excelentes. Além disso, ele tinha dez concubinas, não é por acaso que ele era adúltero.

DXLIV.
Jó passou por muitas tribulações; ele foi atormentado pelos amigos que o agrediram ferozmente. O texto diz que seus amigos ficaram cheios de ira e partiram contra ele; eles o atormentaram completamente, mas Jó ficou calado enquanto era afrontado. Jó é um exemplo da bondade e da misericórdia de Deus; por quão reto e santo ele era, e mesmo assim caiu em tentação; mas Deus não o abandonou e Jó foi novamente liberto e redimido pela graça e misericórdia de Deus.

DXLV.
Melanchthon em uma discussão com Lutero sobre os profetas que se “gabavam” dizendo: “Assim diz o Senhor”, perguntou se Deus em pessoa realmente falou com eles ou não. Lutero assim respondeu: Eles eram pessoas santas e espirituais que contemplavam seriamente o sagrado; portanto, Deus falou em suas consciências e os profetas consideravam tais revelações seguras e verdadeiras.

Lemos nos livros judaicos que Isaías foi morto pelo rei Acaz porque ele disse: “Eu vi o Senhor sentado em um trono”, etc. Sem dúvida, Acaz disse-lhe: Seu miserável! Como ousa dizer que viu o Senhor? Considerando que Deus disse a Moisés: “Ninguém poderá ver a glória do meu rosto e continuar a viver”. Tu és um herege insano; tu blasfemas contra Deus; tu és digno de morte; leve-o embora. E muitos pensam que é justo que Isaías tenha sido morto por isso, não suportando que alguém diga que fez ou que viu coisas maiores do que Moisés.

DXLVI.
A história de Elias é terrível e ao mesmo tempo incrível. De fato, foi uma ira enorme para um homem tão santo orar para que não chovesse; ele vi os profetas e pessoas tementes a Deus sendo caçados e mortos. Portanto, ele orou com palavras e pregações por aqueles que não conseguiu prevalecer.

DXLVII.
A majestade do profeta Jonas é insuperável. Ele tem apenas quatro capítulos que moveu com eles todo o reino de modo que, em sua fraqueza, era um sinal do Senhor Cristo. De fato, é surpreendente que Cristo retorne a isso, mas em quatro capítulos. Da mesma forma, Moisés descreve a criação, a história de Abraão e outros grandes mistérios em poucas palavras; mas ele passa mais tempo descrevendo as tendas, os sacrifícios, os costumes e assim por diante; a razão é que Moisés entendia que o mundo considerava mais as coisas materiais, com olhos carnais, e as coisas espirituais eram logo esquecidas.

A história do profeta Jonas é quase incrível sendo mais estranha que qualquer fábula de um poeta; se não estivesse na Bíblia, eu consideraria uma mentira; pois, pense bem, Jonas esteve no ventre da baleia durante três dias, enquanto que pelo menos durante umas três horas ele poderia ter sido digerido e transformado na natureza feita pela carne e pelo sangue daquele monstro marinho; não da para entender isso, viver no centro da morte? Em comparação com essa passagem, a maravilhosa passagem pelo Mar Vermelho não foi nada.

Mas o que parece mais estranho é que, depois de ser cuspido, ele começou a ficar zangado com Deus e a discutir com Ele, entrando em um assunto que não vale nenhuma palha. É um grande mistério. Estou envergonhado da minha explicação sobre esse profeta, pois tenho um toque tão frágil neste ponto principal deste maravilhoso milagre.

DXLVIII.
As palavras duras dos profetas acertam o coração, mas quando eles diziam sobre a destruição de Jerusalém, os judeus consideravam tal pregação meramente herética e a condenava.

Da mesma maneira eu digo que a igreja romana será destruída; mas os papistas não acreditam e me condenam; para eles é impossível tal destruição devido ao que está escrito no artigo: “Creio na santa igreja cristã”. Muitos reis foram destronados antes de Jerusalém como Senaqueribe, etc.; quando o profeta Jeremias disse que Jerusalém será destruída, o que ele pregou foi por meio do Espírito Santo. Então Jerusalém caiu.

Se o papa levantasse contra mim apenas um argumento como os judeus tinham contra Jeremias e outros profetas, não teria como me sustentar. Mas o papa discute comigo não por meio de justiça e equidade, mas por meio da espada e de seu poder. Ele não usa nenhuma lei das Escrituras, mas a lei do seu clube. Se eu não tivesse outros argumentos contra o papa, além dos fatos, eu me enforcaria instantaneamente, mas a minha discussão é justa.

DXLIX.
Um cristão justo é como Jonas que foi lançado no mar, isto é, no inferno. Ele viu a boca do monstro aberta e pronta para devorá-lo, ficando três dias em sua barriga escura sem ser digerido. Essa história deve ser vista como um dos maiores confortos e um sinal manifesto da ressurreição dos mortos.

Dessa forma, Deus humilha aqueles que a Ti pertence. Em seguida, Jonas foi longe demais; ele presumiu que iria dar ordens ao Deus-Todo Poderoso tornando-se um grande homicida, pois desejava que uma grande cidade e muitas pessoas fossem totalmente destruídas, embora Deus escolhesse poupá-los. Jonas era um santo estranho.

DL.
A tradução dos profetas da língua hebraica é uma obra esplêndida, grandiosa e gloriosa; nenhum homem antes de mim foi tão longe nessas traduções que para mim é uma tarefa difícil; deixe-me distanciar para poder descansar.

DLI.
É fácil entender que Davi agiu com retidão e arrependimento não rejeitando Bate-Seba, esposa de Urias, mas casando-se com ela. Visto que Davi a havia envergonhado, então era apropriado para ele restaurá-la à honra. Deus também ficou satisfeito com essa conjunção; no entanto, devido ao adultério, Deus puniu Davi com a morte do filho gerado nesse matrimônio.

DLII.
Nenhum homem, desde o tempo dos apóstolos, entendeu corretamente a lenda de Abraão. Os próprios apóstolos não explicaram com clareza a grandeza da fé que Abraão carregava e o seu valor. Tenho grande admiração por Moisés por ter se lembrado dele tão suavemente.

DLIII.
Jó tinha perdido dez filhos e todo o seu gado; ele foi punido tanto em sua saúde física quanto em seus bens materiais e não é nada comparado com os problemas de Davi, pois embora Davi tivesse a promessa de que não poderia falhar ou enganar – ou seja, onde Deus diz: “Tu serás rei”, seu reino foi salpicado em pó pelos seus próprios dentes; nenhum homem miserável jamais superou Davi.

DLIV.
Adão teve mais filhos do que os três mencionados na Bíblia. A razão pela qual é feita uma menção particular a Seth é a genealogia do nosso Senhor Cristo, que era descendente daquele patriarca. Estou convencido de que Adão teve muitos filhos e filhas, totalizando duzentos, pois ele viveu até uma idade bem avançada – novecentos e trinta anos. É provável que Caim tenha nascido trinta anos após a queda de seus pais, pois eles foram consolados novamente. Acredito que eles foram consolados pelos anjos muitas vezes, pois, caso contrário, seria impossível para eles desfrutarem da companhia de um com o outro já que eles estavam cheios de tristezas e medos. No último dia, saber-se-á que Eva excedeu todas as mulheres em tristeza e miséria. Nenhuma mulher foi tão miserável como Eva foi; ela viu que foi através dela que todos nós morreríamos. Alguns afirmam que Caim foi concebido antes da promessa da semente que esmagaria a cabeça da serpente. Mas estou convencido de que a promessa foi feita não era meio dia após a queda; pois eles entraram no jardim por volta de meio dia e, tendo curiosidade, acabou pegando na maçã; então, por volta de duas horas, segundo o nosso relato, veio a queda.

DLV.
A razão pela qual Abraão deu a Agar, sua concubina, e a Ismael, seu filho, apenas uma jarra de vinho, foi para que ela soubesse que não tinha direito de exigir nada de herança, mas o que lhe foi dado é devido apenas a boa vontade e não de qualquer obrigação ligado a lei; no entanto, ela poderia se recuperar e cobrar mais a Abraão.

O texto diz que Isaque e Ismael sepultaram Abraão; no entanto, parece que Ismael nem sempre esteve com seu pai, mas foi nutrido pela bondade e generosidade do pai, o que foi feito com a finalidade de conduzir Cristo para a linhagem certa; então Ismael foi separado assim como foi Esaú.

DLVI.
Eu defendo que Jacó era um homem perplexo; de bom grado, se eu pudesse, enquadraria um Labão rico no lugar do glutão do evangelho de Lucas, e um Jacó no lugar de Lázaro que jazia diante do portão. Estou feliz que Raquel passou por cima dos ídolos de seu pai Labão, que o deixou ofendido.

DLVII.
Nem Cícero, nem Virgílio, nem Demóstenes devem ser comparados a Davi no que diz respeito a eloquência, como vemos no Salmo 119 onde é dividido em vinte e duas partes, cada um composta por oito versículos, mas todas tendo apenas um pensamento – tua lei é boa. Ele tinha grandes dons e era muito bem favorecido por Deus. Eu defendo que Deus permitiu a sua queda feia e brusca para não se tornasse um arrogante e orgulhoso.

DLVIII.
Alguns defendem que Davi não agiu bem porque, em seu leito de morte, ordenou a seu filho Salomão que punisse Simei, aquele que o amaldiçoou e jogou terra contra ele durante sua fuga com Absalão. Mas eu digo que ele fez bem, pois o ofício de um magistrado é punir os culpados e malfeitores perversos. De fato, ele tinha feito uma promessa de não punir, mas isso era para durar apenas enquanto vivesse.

Em um governo tão estranho e confuso, onde nenhum homem sabia quem era cozinheiro ou mordomo, como costumávamos dizer, Davi era frequentemente obrigado a olhar através dos dedos para muitos abusos e erros. Então, através de Salomão, ele o puniu, mesmo que no tempo de Salomão fosse um tempo de paz. Em governos tumultuados, um governante não ousa proceder como em tempos de paz, mas essa ação foi apropriada para que o mal seja punido; e Davi tinha dito: Male Dixit mihi malediction malam.

DLIX.
Ezequias era um rei muito bom, piedoso e cheio de fé, mas teve a sua queda. Deus não aceita que uma criatura humana confie em suas próprias obras. Nenhum homem pode entrar no céu sem a remissão dos pecados.

DLX.
Eliseu agiu com retidão ao permitir que as crianças fossem despedaçadas por dois ursos por chamá-lo de careca, uma vez que eles zombava não dele, mas do Deus que ele servia. E quanto as zombarias de Elias: “Tu, homem de Deus”, etc., foi justo o fogo descendo do céu e devorando todos os escarnecedores.

DLXI.
Muitas coisas estranhas estão escritas nos livros dos reis tendo como base o senso e a razão humana; aparentam ser livros leves e simples, mas no espírito são de grande peso. Davi precisou suportar muito o rei Saul que o perseguia e o atormentava por dez anos inteiros; todavia, Davi continuou na fé acreditando que o reino lhe pertencia. Se fosse eu no lugar de Davi, acho que eu teria dito: Senhor! Tu me enganastes! Você vai me fazer um rei, e permite que eu seja atormentado e perseguido? Mas Davi era forte como muralha, além de ter sido bom e piedoso; ele se recusou a matar o rei Saul quando teve oportunidade; pois ele tinha a Palavra de Deus o que fez permanecer firme; ele tinha a certeza que a Palavra de Deus jamais falharia com ele.

Certamente Jônatas era um homem honesto a quem Davi amava inteiramente; ele reconheceu bem que o reino pertencia a Davi; então ele suplicou a Davi para não erradica-lo e nem aos seus companheiros. Jônatas também fez maravilhas quando, sozinho com o seu escudeiro, subiu a montanha e matou os filisteus; pois, sem dúvida, ele disse para si mesmo: O Senhor que vence com muitos, também vence com poucos. A sua morte causou muitas dores para Davi. Muitas vezes os bons são punidos por causa do mau dos ímpios. O próprio Filho de Deus não foi poupado.

 

Fonte: CRTA - Center for Reformed Theology and Apologetics - reformed.org
Tradução: Marcell de Oliveira


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008