CONVERSAS À MESA (TISCHREDEN) - UMA BREVE APRESENTAÇÃO


Categoria: Conversas à Mesa [Tischreden]
Imagem: Martinho Lutero (no centro) - eBiografia
Publicado: 02 de Maio de 2011, Segunda Feira, 19h31

A“Conversas à Mesa” (Tischreden, em alemão) é a compilação de anotações feitas por alunos e colaboradores de Martinho Lutero durante encontros informais, como as refeições. A primeira edição das Tischreden foi publicada por Johann Aurifaber, em 1566, vinte anos após a morte de Lutero. A edição completa, porém, só foi publicada em 1836. O texto utilizado aqui vem da tradução para o inglês que o capitão Henry Bell traduziu e publicou por volta de 1650. Semanalmente, publicaremos aqui porções do texto traduzido.

Como ler as “Conversas à Mesa”
Esta é, sem dúvida, a obra mais utilizada pelos difamadores de Martinho Lutero, que procuram provar através dela que o Reformador era apóstata, herege e blasfemador. A leitura descuidada e preconceituosa dos artigos certamente farão o leitor chegar à mesma conclusão. É necessário ter em mente algumas informações básicas sobre a obra antes de levantar bandeira contra ou a favor de Lutero:

1) As Tischreden são compilações de frases que saíram da boca de Lutero, mas não de sua pena. É no mínimo temerário usar frases soltas de Lutero que foram anotadas por várias pessoas diferentes (muitas vezes às pressas) para fazer acusações sem levar em consideração as obras que o próprio Lutero escreveu e publicou.

2) As Tischreden são organizadas por assunto, sem levar em consideração o contexto em que a frase foi dita/anotada. Não é possível intuir nas frases sob quais circunstâncias elas foram proferidas.

3) Lutero é famoso por seu modo rude e até grosseiro de falar. É impossível ler com os olhos do século XXI frases com mais de 450 anos sem levar em consideração a cultura da época. E aqui cabem algumas perguntas: Se Lutero era, de fato, blasfemador e até obsceno, como o acusam, ele seria tão protegido e defendido por tantas pessoas, incluindo intelectuais e príncipes? A teologia de Lutero teria se espalhado pela Europa? E o que dizer sobre a forma de culto, os escritos e a produção artística dos luteranos contemporâneos de Lutero e das gerações seguintes, eles não deveriam estar cheios de “blasfêmias e obscenidades”? As cantatas de Bach e de Haendell, tão populares entre cristãos de todas as igrejas, não deveriam ser execradas?

4) Recorra à fonte primária! Há dúzias de páginas na Internet que se dedicam a acusar Lutero de tudo, de obcenidades a blasfêmias intoleráveis, mas que recorrem à fontes secundárias e terciárias para fazê-lo. Pior: o mais comum é encontrar frases atribuídas a Lutero que não se encontram em nenhum outro lugar.

Nosso objetivo ao disponibilizar as Conversas à Mesa para os internautas não é de levantar ou promover disputas com outras denominações cirstãs. Também não buscaremos defender Lutero das freqüentes acusações que contra ele são proferidas. A história já o defende. Nosso objetivo é oferecer acesso a uma pequena parte do pensamento daquele que a revista americana Life considerou o terceiro homem mais influente do milênio.

 

Fonte: Portal Luterano - luteranos.com.br

 


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